A vida de quem estuda e trabalha é bem desafiadora, existem distrações, matérias acumuladas, cansaço, falta de local para estudar, dificuldade de se concentrar, entre outros. Para isso, listamos 5 dicas de como fazer o momento do estudo mais produtivo.

Você já pensou que o dia deveria ter mais de 24 horas, devido a quantidade de tarefas para realizar no mesmo dia? Isso acontece devido a vida de quem possui múltiplas funções ser bastante corrida, como por exemplo a de estudante e trabalhador. Realizar as tarefas, descansar e ainda se divertir, muitas vezes significa que uma das partes será mal realizada.

Trabalhar e estudar, não significa que precisa deixar de descansar para se divertir. Preparamos 5 dicas de como planejar e organizar os seus estudos, com um bom planejamento e com força de vontade, os resultados serão satisfatórios.

Prepare-se para as dicas…

#1 – Conhecer sua Rotina Diária.

Esse é o primeiro passo para todo o processo de organização. Nesse momento, será possível identificar quantas horas por dia você dedicará aos seus estudos. É importante detalhar cada atividade do dia, desde o momento em que levanta da cama de manhã até sua última atividade para ir dormir. NÃO É EXAGERO! Fazendo isso, você poderá entender em qual momento do seu dia poderá estar sendo utilizados de maneira errada em prol do seu objetivo.

#2 – Definir tempo para cada conteúdo.

É importante fazer um cronograma de horários, para isso relacione todos os conteúdos que precisa estudar, se estiver em semana de prova priorize as revisões das matérias das provas, toda vez que terminar um conteúdo marque, com uma caneta, um x ou da forma que preferir para assinalar concluído. Sempre ressaltando os conteúdos com maior necessidade de prioridade e relevância. Uma ideia para ajudar nesse cronograma seria a utilização de planners ou agendas como forma de organização, o ditado de “quem anota não esquece” costuma ser verídico

#3 – Faça resumos e mapas mentais.

Os resumos e mapas mentais são ferramentas perfeitas para fixar as matérias. Nos dias que antecedem as provas, essas ferramentas te ajudam a lembrar das matérias sem sofrimento. Uma dica importante separar os resumos e mapas mentais em pastas para não misturar as matérias ou perder esses materiais importantes.

#4 – Faça autoavaliações.

Fazer uma autoavaliação é importante para qualquer objetivo planejado. Entender os seus pontos fracos e os pontos fortes te ajuda a estabelecer onde precisa melhorar e onde já melhorou. Isso pode ajudar na vida pessoal, profissional e acadêmica.

#5 – IMPORTANTE: Definir horário para descanso.

Não esqueça de incluir no seu cronograma momentos de descanso, porque passar horas e horas estudando e trabalhando não faz bem para a saúde. Separa um tempo para descansar, viajar, dormir, ficar com pessoas que você goste, se divertir. O equilíbrio é a chave do sucesso.

A FAESPE Educacional, oferece opções que melhor atendem as suas necessidades. A Faculdade Tecnológica Falcão, possui graduação em Pedagogia e Administração com aulas ministradas no turno noturno, para não atrapalhar quem trabalha em horário comercial. Oferecemos, também, a parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursos em EaD de graduação e pós-graduação com a facilidade de assistir as aulas onde e quando quiser, personalizando seus estudos.

Entre em contato conosco e conheça nossos cursos!
WhatsApp (62)99166-6419
Instagram
Facebook