A psicopedagogia, como o nome sugere, une duas áreas: a psicologia e a pedagogia. Por ser duas áreas principais de estudo, o psicopedagogo oferece ferramentas para auxiliar nas diferentes fases do processo de aprendizagem e ensino. Conheça mais sobre essa área de atuação.

O ser humano está em constante aprendizado, começando no momento do seu nascimento. A psicopedagogia tem como principal foco de estudo a forma com que todos os conhecimentos adquiridos são construídos e assimilados. Por isso, os dois principais ramos dessa área de atuação são a clínica e a institucional, sendo que elas são aliadas do sistema educacional. Conheça o papel do psicopedagogo em cada área.

Atuação

Psicopedagogia Clínica

O psicopedagogo clínico trabalha individualmente com pacientes de todas as faixas etárias que possuem dificuldades de aprendizado. Esse atendimento individualizado é justamente para identificar quais são os fatores que podem estar prejudicando o processo de cada pessoa. O objetivo desse profissional é mudar o comportamento das pessoas através de métodos e ferramentas com base nas análises dos problemas identificados como uma forma de melhorá-los.

É importante ressaltar a importância do trabalho em equipe de profissionais de áreas diferentes de atuação, como por exemplo nutricionistas, fonoaudiólogos e psiquiatras, pois certificar que a saúde mental e do corpo estão em equilíbrio faz parte do processo de melhorar o desempenho de cada pessoa.

Psicopedagogia Institucional

Ao contrário da psicopedagogia clínica, a institucional atua com grupos de pessoas, esse trabalho acontece em locais como escolas, ambientes empresarias e hospitais.

No ambiente escolar, o profissional atua em todo processo de aprendizagem, desde a formulação da grade de horários, até a orientação dos professores no planejamento das aulas, além disso, acompanha os alunos que apresentam dificuldades em acompanhar a sua turma.

Nos ambientes empresarias, o profissional geralmente atua no R.H. (Recursos Humanos) da empresa, o objetivo é fortalecer o relacionamento entre colaboradores e gestores, engajando, treinando e desenvolvendo todas as equipes.

Nos hospitais, o profissional apoia pacientes, seja para não perder o vínculo com a escola ou faculdade depois de um acidente, até mesmo em casos de perca de memória para que o paciente consiga resgatar a capacidade de aprendizagem e levar uma vida normal.

Como podemos ver, a atuação do psicopedagogo é ampla. Para seguir carreira nessa área, é necessário concluir formação em cursos relacionados, como por exemplo, pedagogia e psicologia.

A FAESPE Educacional oferece cursos de graduação presencial e a distância em Pedagogia e pós-graduação (especialização) em psicopedagogia, o oferecendo metodologia inovadora e um ensino humanizador na prática.

Conheça nossos cursos. ~

Siga-nos nas mídias sociais:

Instagram
Facebook