Você sabe o que é ser empreendedor e a sua importância para o mercado e sociedade? Entenda um pouco mais sobre o empreendedorismo.

Com o desenvolvimento do mercado, o termo empreendedor sofreu alterações no seu significado. A primeira definição de empreendedor surgiu com os franceses, a criação do termo foi uma maneira de diferenciar da função de capitalista, que eram os profissionais que forneciam capital, entretanto, empreendedores e administradores se confundiam em suas definições.
Atualmente, de acordo com o Sebrae, empreendedor é o sujeito inovador, que pensa e executa de forma criativa. Ou seja, tem ideias de produtos/serviços que solucionam problemas da sociedade, mas não apenas cria, é necessário coloca em prática e oferece para os seus clientes da melhor forma.
No Brasil, nas últimas décadas, ocorreu a abertura de mercado para fornecedores estrangeiros, entretanto alguns setores da economia não conseguiram competir com os preços dos produtos estrangeiros, criando a necessidade de novas oportunidades de emprego, surgindo então o empreendedorismo no Brasil. Tal fato foi importante para o desenvolvimento da economia brasileira. Atualmente, com os índices de desemprego altos, a quantidade de MEI’s (Microempreendedor Individual) crescem todos os anos, pois ser empreendedor se tornou uma alternativa para as pessoas que não conseguem emprego.
As principais características de um empreendedor de sucesso:

#1 Iniciativa

Essa é a principal característica de um empreendedor. Sobretudo não basta apenas criar, primordialmente colocar em prática a sua ideia faz do indivíduo um empreendedor.

#2 Perseverança

Muitas das vezes a primeira ideia colocada em prática não tem o resultado esperado, portanto entender o processo, saber onde errou e o que pode ser melhorado irá moldar o seu negócio.

#3 Planejamento

Sobretudo o planejamento ajuda o empreendedor a consolidar todos os processos da sua ideia, tendo como resultado o seu objetivo, podendo ser alcançado gastando menos dinheiro e menos tempo.

#4 Liderança

Além de liderar pessoas, ser líder está ligado diretamente com a motivação da sua equipe. Sobretudo a sua capacidade de influenciar subordinados está ligado ao seu carisma, respeito e disciplina.

#5 Vendedor

Saber vender o seu produto é fundamental para donos de novos negócios, pois nem sempre a empresa tem uma equipe comercial para exercer essa função. Por isso, é importante que o empreendedor entenda sobre técnicas de venda e negociação para fazer sua carteira de clientes.

#6 Estar em constante processo de aprendizado

Conhecimento é poder! Muitas pessoas possuem ideias ótimas, porém não conseguem levar sua empresa adiante, isso ocorre por falta de conhecimento das técnicas de gestão, burocráticas e de mercado. Portanto manter-se atualizado faz toda a diferença..

A FAESPE Educacional, com a finalidade de oferecer uma educação humanizadora, oferece graduação em Administração e pós-graduação (especialização) nas áreas de gestão. Conheça nossos cursos e comece a ser um empreendedor de sucesso.

Conheça nossos cursos. ~

Siga-nos nas mídias sociais:

Instagram
Facebook