Afinal, o que leva uma pessoa a se recolocar no mercado de trabalho? Existem vários motivos que levam a essa busca, entre eles estão os desafios na carreira, problemas com gestores, salário baixo e principalmente a demissão. Se você faz parte desse grupo de pessoas que estão em busca da recolocação profissional, leia abaixo.

No cenário econômico atual, vemos uma crescente quantidade de pessoas sendo demitidas. Pensar em ficar desempregado é um pesadelo para uma grande maioria de colaboradores, mas infelizmente muitas empresas estão reduzindo o seu quadro de funcionários. Estar empregado leva a segurança financeira e profissional, pois se sabe o valor que irá receber e as funções exercidas, depois de um período no emprego, são bastante conhecidas.

Apesar do desemprego ser encarado como algo ruim, esse fato pode ser uma grande oportunidade de crescimento, pois essa seria a chance perfeita para experimentar novos mercado, novos lugares e assim se motivar para buscar novos objetivos. Para que isso aconteça, saber se recolocar no mercado de trabalho é necessário. Confira nossas dicas para recolocação profissional:

ANÁLISE

Esse é o momento de fazer uma autoanálise. Isso é importante para entender sua vida profissional, analisando sua carreira, seus estudos e a falta de aperfeiçoamento em algo dentro da sua profissão. Após essa análise, será possível estabelecer um planejamento para se adequar a sua nova realidade.

DEFINA SUAS METAS

Em outro blog, nós mencionamos a importância de estabelecer objetivos e metas (link do outro blog). Após fazer sua autoanálise, olhar para o futuro e estabelecer um objetivo é fundamental para a sua recolocação profissional. Traçar metas para alcançar conhecimento com informações e experiências vão fazer de você um profissional melhor.

ORGANIZAÇÃO

Essa dica é voltada principalmente para a organização financeira. É certo que depois da demissão o orçamento diminui, portanto, revisar os gastos, cortar despesas desnecessárias e investir nas necessárias. Estar preparado é fundamental para alcançar seus objetivos.

MARKETING PESSOAL

Esse é o momento da sua promoção pessoal para buscar o sucesso. Após sua autoanálise, provavelmente conheceu a nova demanda no seu campo de trabalho, por isso, atualizar seu currículo e redes sociais de forma que fique alinhado com os seus objetivos é importante. Uma dica é se cadastrar em redes sociais para negócios, como o Linkedin. Não é segredo que as empresas fazem pesquisas nessas redes sociais para contratar.

AMPLIE SEU NETWORKING

Não só nesse momento, mas em toda sua vida, é importante estabelecer contato com os colegas que sejam da sua área atuante ou de outras áreas para adquirir conhecimento e quem sabe encontrar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Esse contato pode promover ideias para seu crescimento.

EMPREGOS TEMPORÁRIOS

Essa dica é para você não ficar apenas planejando e se manter atuante no mercado de trabalho. Existem empregos de freelancers que ajudam a pagar contas e se manter em contato com pessoas. Essa é uma ótima maneira de aumentar o seu networking.

BUSQUE CONHECIMENTO

Se atualizar e estar preparado para as futuras vagas de emprego que irão surgir, é fundamental para a recolocação profissional. Toda forma de estudo é importante, seja graduação, cursos tecnólogos, especializações, palestras, jornais, blogs… Todos os meios são uma forma de aumentar o seu conhecimento.

O momento de recolocação profissional não deve ser levado com desespero e falta de inteligência emocional, buscar conhecimento torna você mais confiante para os desafios a serem enfrentados nessa nova etapa. A FAESPE Educacional oferece cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD, personalizando os seus estudos. Além disso, oferecemos os cursos de complementação pedagógica, PREFOP, e técnicos em estética e cosmética, radiologia e enfermagem.

Conheça nossos cursos. ~

Siga-nos nas mídias sociais:

Instagram
Facebook