O ano começou e muito tem se falado sobre estabelecer metas e objetivos, pois são assuntos bastante abordados por canais especializados em carreira, desenvolvimento e sucesso profissional, profissional de alta performance e outros canais focados no âmbito profissional. O ponto inicial é conhecer-se bem, conhecer os seus interesses, seus pontos para serem melhorado, seus pontos fortes, se está feliz exercendo a carreira atual. Analisando isso, qual a importância das metas para o seu desenvolvimento?

 

Diferença entre objetivos x metas.

Metas e objetivos andam juntos, pois as metas são estabelecidas para se alcançar o objetivo proposto. Por exemplo, você quer ter uma carreira profissional sólida e ganhar 5 vezes mais do que ganha atualmente. Esse é o seu objetivo. Suas metas estarão relacionadas ao aperfeiçoamento na área em que trabalha, através de cursos, pós-graduação, leitura de bons livros e networking com pessoas que possam agregar para conseguir chegar no cargo desejado. Portanto, para realizar um objetivo, é necessário estabelecer metas.

 

Por que é importante definir metas?

Em todos as áreas da nossa vida é importante estabelecer objetivos e metas, seja na vida profissional, pessoal, espiritual, financeira, etc. Pois, metas e objetivos geralmente são reflexos dos sonhos de cada um, ao concretizar cada objetivo estará no caminho da sensação de felicidade.

Por isso, é tão importante conhecer-se e estabelecer metas sejam a longo, médio ou curto prazo, pois, para realizar os sonhos, metas e objetivos só depende de nós mesmo.

 

Como traçar objetivos e metas?

Apesar de saber todas as suas metas e objetivos, é importante que todas elas sejam escritas, seja em um planner/agenda, caderno, no computador ou em qualquer lugar de fácil acesso. Pois, um planejamento será criado para cada um desses objetivos.

Se o seu objetivo é ter uma carreira sólida e ganhar 5 vezes mais do que atualmente, através do planejamento você pesquisará a melhor forma de alcançar esse objetivo. Após estabelecer a melhor forma, será criado um passo-a-passo com tempo limite para a realização de cada etapa.

 

Dica: Acompanhe suas metas.

Não basta apenas escreve-las, é necessário acompanha-las. Analisando semanalmente, ou da forma que preferir, é mais fácil identificar se está procrastinando em relação as suas metas. Esse processo não é fácil, porém, valerá a pena, acredite!

Para te ajudar a concretizar suas metas, a Faespe Educacional disponibiliza cursos com metodologia moderna para oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade. Cursos presenciais e a distância, personalizando sua profissionalização.

Quer sabe mais? Acesse nosso site